Ir direto para menu de acessibilidade.

Centro de Indexação de Vírus

Apresentação

O Centro de Indexação de Vírus de Minas Gerais foi criado em 1986, com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (SEAPA), que necessitava de um laboratório para indexar virus em sementes de batata por meio da técnica sorológica ELISA (Enzyme Linked Immunosorbent Assay), que permite uma diagnose rápida, precisa e altamente eficiente e, na época, não era aplicada ainda no Brasil. Criado inicialmente por meio de um convenio, feito pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), a SEAPA, a FAEPE e a EPAMIG, foi um dos primeiros laboratórios credenciados pelo MAPA, pela Portaria Nº 24, de 28 de Fevereiro de 1996. Foi credenciado pelo RENASEM em 2007 (Reg.01311/2006) e esta em fase final de implantação do sistema de qualidade ISO 17025.
Recentemente, com a organização do setor de Laboratórios Oficiais do MAPA, recebeu um novo credenciamento por meio da Portaria nº 57 de 19/03/2009. D.O.U. nº 55, de 23/02/2009, Seção1, pg. 2. Esse laboratório atende a produtores de Minas Gerais e de todos os Estados da União, tendo, em 2008, efetuado milhares de analises de vírus em ornamentais, milho, soja, banana, batata, e diversas outras hortaliças. Possui uma área aproximada de 80 m2, com bancadas revestidas de granito impermeável e piso frio (reformado recentemente), e equipamentos como: geladeira, congelador, ultracentrifuga, 2 leitores de placa ELISA, duas lavadoras de Microplacas, deionizador, destilador de água, balança, medidor de pH e Estufas com temperatura controlada.. Em anexo, possui a sala de recepção de amostras e uma câmara fria medindo cerca de 20 m2, para armazenamento de amostras. Conta com o apoio de casas de vegetação, galpão de tratamento de tubérculos com estufa de temperatura controlada, e do Laboratório de Virologia Molecular, quando necessita de fazer diagnose por testes de RT-PCR, PCR e cDNA.


Serviços Oferecidos

Diagnose de vírus em sementes verdadeiras ou unidades propagativas como bulbos, bulbilhos, tubérculos, etc., ou em qualquer parte da planta.
Técnicas empregadas: Testes Biológicos, DAS-ELISA, PTAS-ELISA, RT-PCR, PCR, Rolling Circle PCR e Microscopia Eletrônica.

O endereço para enviar amostras para análise no laboratório é:
Centro de Indexação de Vírus de Minas Gerais
UFLA/Departamento de Fitopatologia
Caixa postal 3037 - 37200-000 Lavras – MG

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (35) 3829 1282 Fone/FAX: (35) 3829 1290


Fotos

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com