Ir direto para menu de acessibilidade.

Laboratório de Virologia

Apresentação

Responsável: Prof. Dra. Antônia dos Reis Figueira

A área de Virologia Vegetal do Departamento de Fitopatologia, além de contar com três telados e uma casa-de-vegetação climatizada, conta também com os seguintes laboratórios de apoio:
1. Laboratório do Centro de Indexação de Vírus de Minas Gerais, com área de 75,70 m2, com uma câmara fria, em anexo, medindo 13 m2. Esse laboratório está equipado com um leitor de placas ELISA, marca DINATECH, geladeiras, congeladores, estufas de incubação, destilador de água, deionizador, balanças de precisão, medidores de pH, enfim, todos os equipamentos necessários para o processamento de análises virológicas utilizando métodos sorológicos e biológicos.
2. Laboratório de Virologia Molecular - 30,86 m2 - com todos os equipamentos necessários para realizar técnicas moleculares como PCR, hibridização com cDNA e sequenciamento de DNA; 2 ultrafreezers, máquina de gelo, 3 ultra-centrifugas. No final de 2006 o Laboratório começou a ser ampliado.
3. O laboratório de microscopia eletrônica opera em conjunto com todas as áreas afins em Fitopatologia, principalmente com a Virologia Vegetal.

Esse laboratório presta importante trabalho de indexação de vírus em batata-semente para o estado de Minas Gerais, atuando sempre em conjunto com os produtores de batata, o IMA e o MAPA, no qual é credenciado para tal fim.


 Infraestrutura

Instalações de uso comunitário

Os laboratórios contam com unidades de apoio, como a sala de esterilização com 3 autoclaves e a sala de equipamentos especiais, com 2 deep-freezers, ultracentrífuga, espectrofotômetro e balanças. Existe também a sala de incubação com 9 BOD´s reguladas em diversas temperaturas para o crescimento de fungos e bactérias. Essas instalações ficam sob a responsabilidade da técnica Ana Maria S. castro.

Campos experimentais, câmaras climatizadas e casas de vegetação

O programa conta com 5 casas-de-vegetação climatizadas, com 1200 m2 de área, quatro telados com 900 m2 e dois viveiros de café com 230 m2 e seis câmaras climatizadas, com controle de fotoperíodo e temperatura. Na área das casas-de-vegetação existem 3 casas de apoio as atividades de campo e um depósito de agrotóxicos.
 
O programa ainda conta com área experimental, localizada a 200 metros de distância do prédio, de 5000 m2. Além dessa área o campus da UFLA e as duas fazendas da Fundação (FAEPE) oferecem apoio à realização de experimentos.


 Fotos

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com